segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Notícia ( Morreu um dos bebês quíntuplos em Goiás)

Diomício Gomes/09.set.2010/O Popular/AE

Morreu na tarde desta segunda-feira (13) um dos bebês quíntuplos que nasceram na última quinta-feira (9), em Goiás. De acordo com a Secretaria de Saúde de Goiás, a menina, que nasceu com 1,09 kg, teve parada cardiorrespiratória.

O caso da costureira Rosivan Rodrigues, de 33 anos, mãe dos cinco bebês, é extremamente raro, ainda mais porque ela não fez tratamento para engravidar – a gravidez aconteceu de forma natural.

A gravidez múltipla acontece quando a mulher tem várias ovulações em vez de uma. Assim, os óvulos fecundam mais de um espermatozoide que dão origem a mais de um bebê. A chance de uma mulher ter cinco bebês de uma vez é de uma em 40 milhões.

Esse tipo de gravidez implica uma série de riscos, desde o simples aumento de estrias, até o nascimento prematuro e hipertensão e diabetes na gestante. Os bebês de Rosivan nasceram de forma prematura, com cerca de sete meses de gestação.

De acordo com a secretaria, uma das crianças ainda está em estado grave e respira com a ajuda de máquinas. Os outros três também estão em estado grave, mas estável, e já recebem leite materno por meio de uma sonda colocada no estômago deles. Elas estão internadas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Materno Infantil, em Goiânia, ainda não há previsão de alta.

noticias.r7.com/saude/noticias

Postado por:Ana Carolina

História do Bicarbonato

O Carbonato de sódio era tradicionalmente produzido na Europa através da sua extratação a partir das cinzas de várias plantas. Até meados do século XVIII, quando o desmatamento tornou este método inviável, o que levou à necessidade da sua importação de diversos países. Dadas estas circunstâncias, em 1783, o Rei Luís XVI da França, junto a Academia Francesa de Ciências ofereceu um prêmio de 2400 libras para aquele que desenvolvesse um método de produção de Carbonato de Sódio a partir do sal marinho.

Assim, em 1791, Nicolas Leblanc patenteou uma solução e deu início a construção de uma planta industrial em Saint-Denis, com produção de 320 toneladas por ano. Porém, com a revolução francesa, esta foi estatizada e os trabalhos de Leblanc foram transformados em domínio público. Napoleão a devolveu em 1801, mas, sem fundos para repará-la e sem condições de competir com os outros produtores já estabelecidos, Leblanc terminou por cometer suicídio em 1806.

Essa indústria cresceu principalmente na Inglaterra, chegando ao seu ápice na década de 1870. Porém, sendo extremamente poluente, com produção de cerca de 7 toneladas de descarte sem valor comercial e 5,5 toneladas de Ácido clorídrico para cada 8 toneladas de produto, acabou por sofrer fortes pressões por parte da população e do parlamento. Até o surgimento do Processo Solvay, que a suplementou completamente, uma vez que produzia apenas Cloreto de Cálcio, que pode ser descartado no mar, e utilizava matérias-primas mais baratas, utilizado até hoje.

pt.wikipedia.org/wiki/Carbonato_de_sódio


Postado por:Ana Carolina

Gravidez na Adolescência

A adolescência é uma fase bastante conturbada na maioria das vezes, em razão das descobertas, das ideias opostas às dos pais e irmãos, formação da identidade, fase na qual as conversas envolvem namoro, brincadeiras e tabus. É uma fase do desenvolvimento humano que está entre infância e a fase adulta. Muitas alterações são percebidas na fisiologia do organismo, nos pensamentos e nas atitudes desses jovens.

A gravidez é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião na mulher e envolve várias alterações físicas e psicológicas. Desde o crescimento do útero e alterações nas mamas a preocupações sobre o futuro da criança que ainda irá nascer. São pensamentos e alterações importantes para o período.

Adolescência e gravidez, quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias consequências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois envolvem crises e conflitos. O que acontece é que esses jovens não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade.
O início da atividade sexual está relacionado ao contexto familiar, adolescentes que iniciam a vida sexual precocemente e engravidam, na maioria das vezes, tem o mesmo histórico dos pais. A queda dos comportamentos conservadores, a liberdade idealizada, o hábito de “ficar” em encontros eventuais, a não utilização de métodos contraceptivos, embora haja distribuição gratuita pelos órgãos de saúde públicos, seja por desconhecimento ou por tentativa de esconder dos pais a vida sexual ativa, fazem com que a cada dia a atividade sexual infantil e juvenil cresça e consequentemente haja um aumento do número de gravidez na adolescência.

A gravidez precoce pode estar relacionada com diferentes fatores, desde estrutura familiar, formação psicológica e baixa autoestima. Por isso, o apoio da família é tão importante, pois a família é a base que poderá proporcionar compreensão, diálogo, segurança, afeto e auxílio para que tanto os adolescentes envolvidos quanto a criança que foi gerada se desenvolvam saudavelmente. Com o apoio da família, aborto e dificuldades de amamentação têm seus riscos diminuídos. Alterações na gestação envolvem diferentes alterações no organismo da jovem grávida e sintomas como depressão e humor podem piorar ou melhorar.

Para muitos destes jovens, não há perspectiva no futuro, não há planos de vida. Somado a isso, a falta de orientação sexual e de informações pertinentes, a mídia que passa aos jovens a intenção de sensualidade, libido, beleza e liberdade sexual, além da comum fase de fazer tudo por impulso, sem pensar nas consequências, aumenta ainda mais a incidência de gestação juvenil.

É muito importante que a adolescente faça o pré-natal para que possa compreender melhor o que está acontecendo com seu corpo, seu bebê, prevenir doenças e poder conversar abertamente com um profissional, sanando as dúvidas que atordoam e angustiam essas jovens.

Postado por:Ana Carolina