sábado, 7 de agosto de 2010

Transplante


Doação de órgãos bate recorde no Brasil

O Brasil possui hoje um dos maiores programas públicos de transplantes de órgãos e tecidos do mundo. Com 548 estabelecimentos de saúde e 1.376 equipes médicas autorizados a realizar transplantes, o Sistema Nacional de Transplantes está presente em 25 estados do país, por meio das Centrais Estaduais de Transplantes.

Para ser um doador, não é necessário fazer nenhum documento por escrito. Basta que a sua família esteja ciente da sua vontade. Assim, quando for constatada a morte encefálica do paciente, uma ou mais partes do corpo que estiverem em condições de serem aproveitadas poderão ajudar a salvar as vidas de outras pessoas. Lembre-se que alguns órgãos podem ser doados em vida. São eles: parte do fígado, um dos rins e parte da medula óssea.

Ministério da Saúde

Postado por:Ana Carolina

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

POLIOMIELITE.


  • Grupo: Grupo IV ((+) ssRNA)
  • Família: Picornaviridae
  • Género: Enterovirus
  • Espécie: Enterovirus poliovirus
É mais comum em crianças ("paralisia infantil"), mas também ocorre em adultos, como a transmissão do poliovírus "selvagem" pode se dar de pessoa a pessoa através de contato fecal-oral, o que é crítico em situações nas quais as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Crianças de pouca idade, ainda sem hábitos de higiene desenvolvidos, estão particularmente sob risco. O poliovírus também pode ser disseminado por contaminação fecal de água e alimentos.

Todos os doentes, assintomáticos ou sintomáticos, expulsam grande quantidade de vírus infecciosos nas fezes, até cerca de três semanas depois da infecção do indivíduo.

Os seres humanos são os únicos atingidos e os únicos reservatórios, portanto a vacinação universal pode erradicar essa doença completamente.

PROGRESSÃO E SINTOMAS

O período entre a infecção com o poliovírus e o início dos sintomas (incubação) varia de 3 a 35 dias. A descrição seguinte refere-se à poliomielite maior, paralítica, mas esta corresponde a uma minoria dos casos. Na maioria o sistema imunológico destrói o vírus em alguma fase antes da paralisia.

As manifestações iniciais são parecidas com as de outras doenças virais. Podem ser semelhantes às infecções respiratórias (febre e dor de garganta, gripe) ou gastrointestinais (náuseas,vômitos,dor abdominal).

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

O diagnóstico é por detecção do seu DNA com PCR ou isolamento e observação com microscópio electrónico do vírus de fluidos corporais.

A poliomielite não tem tratamento específico. A única medida eficaz é a vacinação. Há dois tipos de vacina: a Salk e a Sabin. A Salk consiste nos três sorotipos do vírus inactivos com formalina ("mortos"),tem a vantagem de ser estável, mas é cara e tem de ser injectada três vezes, sendo a protecção menor. A Sabin é de administração oral, baixo preço e alta eficácia, mas em 1 caso em cada milhão os vírus vivos tornam-se virulentos e causam paralisia. Nos países onde a poliomielite ainda existe deve ser usada a Sabin porque o risco baixo é mais que contrabalançado pelo risco real da verdadeira poliomielite.

Nos países onde ela já foi erradicada,
a vacina Salk é mais que suficiente e os riscos de paralisia menos aceitáveis. Uma pessoa que se infecta com o poliovírus pode ou não desenvolver a doença. Quando apresenta a doença, pode desenvolver paralisia flácida (permanente ou transitória), meningite ou, eventualmente, evoluir para o óbito. Desenvolvendo ou não sintomas o indivíduo infectado elimina o poliovírus nas fezes, o qual pode ser transmitido para outras pessoas por via oral.
A transmissão do poliovírus ocorre mais freqüentemente a partir do indivíduo assintomático. A eliminação é mais intensa 7 a 10
dias antes do início das manifestações iniciais, mas o poliovírus pode continuar a ser eliminado durante 3 a 6 semanas. A poliomielite não tem tratamento específico.
Dia 14.08.2010: Vacina mundial contra POLIOMIELITE!











Postado por:Luanna Jessica

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Hipertensão em Idosos


Hipertensão arterial no idoso:peculiaridades na fisiopatologia,no diagnóstico e no tratamento

A HAS em idosos está associada a um importante aumento nos eventos cardiovasculares com conseqüente aumento nos eventos cardiovasculares com conseqüente diminuição da sobrevida e piora na qualidade de vida.Inúmeros estudos demonstraram os benefícios do tratamento da HAS na população desta faixa etária, com reduçãosignificativa dos eventos cardiovasculares e melhora na qualidade de vida. Tanto o tratamento medicamentoso como o não-farmacológico devem ser empregados, sempre considerando o indivíduo com suas co-morbidades e expectativas.
As modificações de estilo de vida podem ter ótima aderência,desde que bem orientadas, especialmente através de equipe multidisciplinar. O uso da terapia farmacológica combinada
(duas drogas no mesmo comprimido) é uma necessidade para os idosos, melhorando a aderência e a eficácia anti-hipertensiva e diminuindo os efeitos colaterais. Existem vários casos não contemplados nos grandes ensaios, por exemplo os idosos frágeis ou os muito idosos, em que o tratamento deve ser feito com bom senso e de forma individualizada.

Rev Bras Hipertens 9: 293-300, 2002

Autores:Roberto Dischinger Miranda, Tatiana Caccese Perrotti,Vera Regina Bellinazzi, Thaísa Maria Nóbrega, Maysa Seabra Cendoroglo, João Toniolo Neto

Postado por:Ana Carolina