sábado, 10 de julho de 2010

POLÍTICA NACIONAL DE SANGUE E HEMODERIVADOS

A Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados, que coordena o Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados – SINASAN, tem por finalidades: implementar a Política Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados, garantir auto-suficiência do País em hemocomponentes e hemoderivados e harmonizar as ações do Poder Público em todos os níveis de governo, relacionadas à atenção hemoterápica e hematológica, conforme Decreto nº 3.990, de 30/10/2001, a chamada “Lei do Sangue”.

Missão:

"Desenvolver políticas que promovam o acesso da população à atenção hematológica e hemoterápica com segurança e qualidade


Postado por:Ana Carolina

AJUDAR TÁ NO SANGUE

Sangue e Hemoderivados


Postado por:Ana Carolina

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE

A campanha nacional de incentivo à doação de sangue de 2010 tem como lema: Doe Sangue e Faça Alguém Nascer de Novo.

No site é possivel acompanhar depoimentos de diversas pessoas que passaram por uma transfusão de sangue e foram salvos, graças a estas doações.

Site:www.facaalguemnascerdenovo.com.br


Ministério da Saúde


Postado por:Ana Carolina

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Hospital Regional do Cariri

A construção do maior hospital público do sul do Ceará está bem perto de ser concluída. Com as obras de acabamento 90% já realizadas, a previsão é que até novembro tudo esteja pronto. Após a conclusão das obras, o Hospital Regional do Cariri (HRC) receberá os equipamentos para começar a funcionar.


O Governo do Estado está investindo R$ 66 milhões e 400 mil nas obras e mais R$ 31 milhões e 230 mil na aquisição de equipamentos. Os recursos são 100 por cento do Tesouro do Estado. O HRC é um hospital de grande porte, com foco no atendimento de urgência e emergência, com serviços de média e alta complexidade. Terá 209 leitos, sendo 174 leitos nas enfermarias, 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva para adultos e 15 leitos para cuidados semi-intensivos.


Localizado em Juazeiro do Norte, o mais novo hospital é o primeiro da rede pública estadual no interior, vai garantir assistência especializada a uma população de 1.366.709 habitantes de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Icó, Iguatu e Brejo Santo. O HRC fará atendimento em cirurgia geral, clínica médica, traumo-ortopedia, neurologia, cirurgia plástica, cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia vascular, cardiologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia e mastologia. A estrutura do centro cirúrgico terá quatro salas para procedimentos de médio e grande porte e quatro salas para hospital-dia cirúrgico.


Postado por:Ana Carolina

terça-feira, 6 de julho de 2010

Receita para gordura boa

O combate a obesidade e ao diabetes do tipo 2, tem haver com a chamada gordura marrom, que já ganhou a qualificativa ”boa”, em função de queimar energia em vez de estacá-la, como faz a gordura “normal”, branca. Estudos passados mostraram que a gordura marrom está relacionada com os músculos “colados” ao esqueleto e que uma proteína (PRDM16) era essencial para fazer as células-tronco dessa musculatura se transformar em gordura boa.

Referência: Ciência Hoje, vol 44 nº 263, setembro, 2009. Nature, 29/setembro/2009, pág:21.

Postado por: Mayara Amanda