sábado, 29 de maio de 2010

Diabetes e Alergia?


Foram utilizados medicamentos antialérgicos para tratar asmas em camundongos obesos e diabéticos. Depois de dois meses, praticamente todos os roedores que seguiram o binômio dieta balanceada e antialérgicos deixaram de ser obesos e diabéticos. O Grupo também alimentou camundongos modificados geneticamente para não produzir mastócitos (Células envolvidas no desenvolvimento do processo alérgico). Mesmo no período longo comento alimentos muito calóricos e gordurosos, camundongos não ficaram nem gordos, nem diabéticos.
Referência: Cinência Hoje. Nature Medicine,vol 44 nº 263, pág 16. Setembro/2009
Postado por: Mayara Amanda

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Glaucoma


É uma doença ocular que ocorre pelo aumento da pressão intra ocular danificando o nervo da visão (nervo óptico) levando a perda de campo de visão, podendo se não diagnosticado e tratado, a tempo evoluir para cegueira. É geralmente uma doença silenciosa e assintomática. O glaucoma na forma aguda (tipo raro) pode levar a visão borrada, dor ocular, halos coloridos com a luz, náuseas, vômitos, cefaléia e é causando por um aumento súbito da pressão intra ocular. Nas fases finais há perda importante do campo visual com visão em túnel.

O glaucoma é mais frequente em pessoas com histórico familiar, é mais agressivo na raça negra e mais incidente a partir dos 40 anos. O tratamento deve ser com colírios especiais ou com cirurgia. Ambos não melhoram os danos já existentes, mas diminui a progressão da doença.

Postado por:Ana Carolina

terça-feira, 25 de maio de 2010

Gestação - Hipertensão

O que é hipertensão na gestação?

Sempre que houver pressão alta (níveis de pressão maiores que 140/90) em gestantes. A hipertensão induzida pela gestação refere-se ao aparecimento da hipertensão em conseqüência da gestação, ocorrendo após as 20 semanas de gestação e desaparecendo até 6 semanas após o parto.

Como se faz o diagnóstico?

Através da pressão arterial diastólica (mínima) igual ou superior a 90 mmHg ou o aumento da pressão arterial acima de 15 mmHg do valor medido antes de 20 semanas de gestação.

Quando a hipertensão na gravidez estiver associada a perda de proteínas pela urina (proteinúria), teremos um quadro chamado PRÉ -ECLÂMPSIA ou TOXEMIA GRAVÍDICA.

O conceito de PRÉ -ECLÂMPSIA ou TOXEMIA GRAVÍDICA é o aparecimento de hipertensão arterial acompanhada de proteinúria em gestação acima de 20 semanas, podendo haver ou não edema (inchaço) nas pernas, rosto e mãos.

Hipertensão é o aumento dos níveis tensionais acima de 140 x 90 mmHg. A pressão arterial deve ser medida com a paciente sentada e confirmada após período de repouso em 3 medidas.

Proteinúria significativa é aquela com valores iguais ou maiores a 300 mg de proteína na urina coletada durante 24 horas.

O diagnóstico é clínico e laboratorial: medida da pressão arterial, pesquisa de edema (inchaço) e dosagem de proteínas na urina.

E a Enfermagem????

A enfermagem como profissão do CUIDAR humano, está diretamente relacionado com os cuidados com as gestantes. No caso da Eclâmpsia poderíamos citar:


  • Isolamento da paciente em quarto arejado, silencioso e escuro;Evitar quedas - uso de grades;
  • Durante a convulsão : proteger a língua com cânula de Guedel e articulação;

  • B.H. rigoroso : sondagem vesical;
  • Oxigenoterapia : de acordo com o grau de cianose;

  • Controle freqüente dos sinais vitais : P.A.

  • Controle do foco fetal;Manter aspirador montado para aspiração de vias aéreas.

    POSTADO POR: Mykaelle Costa

Enfermagem em Ação

domingo, 23 de maio de 2010

Câncer da Tireóide

O câncer de tireóide é um dos tipos mais raros de câncer. Os tumores malignos da glândula tireoidiana são divididos em dois tipos mais comuns e em outros tipos raros de câncer de tireóide.

Os dois tipos de câncer da tireóide encontrados mais freqüentemente são:

• Câncer folicular, que costuma aparecer só depois dos 30 anos.

• Câncer papilar, que costuma afetar mais mulheres e crianças.

Os tipos mais raros de câncer da tireóide são:

• Câncer medular da tireóide que pode ocorrer por si próprio associado a anormalidades de outras glândulas endócrinas, ou em pessoas da mesma família.

• Linfoma da tireóide, que geralmente afeta as pessoas mais idosas e pode ser acompanhado por sintomas de tumores em outras partes do corpo.

• Câncer anaplástico, que também costuma afetar as pessoas mais idosas.


tireoide.jpg (12554 bytes)

O câncer de tireóide comumente ocorre em pessoas que tenham familiares acometidos anteriormente desta mesma neoplasia.

Soja:Rica em Proteínas

A soja é um grão rico em proteínas, considerada um alimento funcional devido suas funções nutricionais, pois produz efeitos benéficos para a saúde, reduzindo doenças crônicas e degenerativas.

A soja é rica em proteínas, possui ácidos graxos poliinsaturados e compostos fitoquímicos como isoflavonas, saponinas e fitatos. Também é uma excelente fonte de mineirais como: cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês e vitaminas do complexo B.

Soja

Os benefícios da soja são: redução dos riscos de câncer, ajuda na prevenção da tensão pré-mentrual, ajuda na prevenção da osteoporose e no controle dos diabetes.

A soja é um alimento que pode ser encontrado em diversas formas seja como leite de soja, carne de soja, em grãos, escolha a sua preferência e aproveite seus benefícios.

Postado por:Ana Carolina

FARMÁCIAS-VIVAS (Medicina popular obtém reconhecimento científico)

O uso de ervas medicinais, muitas delas cultivadas no fundo do quintal, é uma prática secular baseada no conhecimento popular e transmitido oralmente, na maior parte das situações. É difícil encontrar alguém que não curou a cólica infantil com camomila ou erva-doce ou o mal estar de uma ressaca com chá de folhas de boldo, sem qualquer receita médica. Numa população com baixo acesso a medicamentos, como a brasileira, agregar garantias científicas a essa prática terapêutica traz variadas vantagens.

O objetivo do Projeto Farmácias-Vivas é direcionado para a saúde pública, cujas plantas permitem, hoje, o tratamento de aproximadamente 80% das enfermidades mais comuns nas populações de baixa renda.

64 espécies de plantas medicinais disponíveis no nordeste já foram selecionadas e tiveram seu uso analisado cientificamente, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde.



Nas farmácias-vivas, os medicamentos são preparados em laboratório de fitoterápicos sob responsabilidade de um farmacêutico especialmente treinado. Para sua administração, o princípio ativo é mantido nas plantas (e não isolado como faz a indústria farmacêutica) na forma de chás, xaropes, tinturas e cápsulas gelatinosas.
Os bons resultados das farmácias-vivas motivaram o governo cearense a criar o Programa Estadual de Fitoterapia, nos moldes do projeto, que é hoje aplicado em cerca de 30 comunidades do interior, como complemento do Programa Saúde da Família (PSF). O projeto das farmácias-vivas está presente, também, em Brasília e nos municípios de Picos, no Piauí e Altamira, no Pará.


Cienc. Cult. vol.55 no.1 São Paulo Jan./Mar 2003

Postado por:Ana Carolina