sábado, 8 de maio de 2010

Cientistas descobrem mecanismo de imunidade natural ao HIV


Um estudo feito por um grupo internacional de pesquisadores indicou que a forma mais comum do vírus HIV começou a se espalhar entre humanos no período entre 1884 e 1924, e não durante a década de 1930, como havia sido relatado em estudos anteriores.A origem mais antiga do vírus coincide com o estabelecimento de centros urbanos na África ocidental e central, região onde emergiu a epidemia desse tipo específico – o HIV-1 grupo M –, sugerindo que a urbanização e os comportamentos de alto risco a ela associados favoreceram a pandemia de HIV-Aids.Desde o final da década de 1990, os pesquisadores descobriram que uma alta percentagem de pessoas com imunidade natural ao HIV são portadoras de um gene chamado HLA B57. A equipe de Massachusetts revelou agora o efeito da capacidade desse gene para dar imunidade,chegando a conclusão que o gene HLA B57 faz com que o corpo produza células brancas T mais fortes, que ajudam a defender o organismo dos invasores infecciosos.

Veja mais no site:


Postado por:Ana Carolina

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Pré-Pathoscópio sobre Neoplasia(auto-suficiência nos sinais de crescimento)

























Conceito:nas neoplasias,as células cancerosas adquirem auto-suficiência no crescimento obtendo a capacidade de sintetizar fatores de crescimento aos quais elas respondem,ou ainda estimulam a superprodução de um fator de crescimento ao seu redor.

O problema do lixo urbano surge como um fator de crescimento que acarreta sérias consequências impulsionando uma maior proliferação de doenças sobre a população.Assim acontece com as células cancerígenas que são capazes de estimularem uma superprodução nos sinais de crescimento atingindo com agressividade as células normais.

Postado por:Ana Carolina



quinta-feira, 6 de maio de 2010

Terapia Celular Dissecada






Muito já se falou sobre a capacidade das células-tronco de se transformar em tecidos e células do organismo.Podem ser a esperança para quem sofreu um acidente vascular encefálico(AVE) ou cerebral(AVC).Mas é outra característica dessas células que permitirá tratar problemas como cirrose hepática,doença em que o fígado perde sua capacidade de se regenerar.O procedimento foi feito com oito pessoas que sofreram de cirrose hepática e em todos os casos o fígado apresentou melhoras em seu funcionamento.


Fonte: Revista Ciência Hoje
Volume 42,Junho de 2008

Postado por:Ana Carolina




quarta-feira, 5 de maio de 2010

Características gerais dos vírus


Convivemos com os vírus desde que nascemos. Ao longo da vida, nosso corpo é invadido por diferentes tipos de vírus, que penetram em nossas células e as utilizam para se multiplicar, em geral matando-as. Quando contraímos gripe, por exemplo, é a multiplicação dos vírus de gripe dentro das células de vários órgãos que causa os sintomas da doença: dores no corpo, febre, cansaço etc. Certas células do corpo humano têm vírus em estado de latência, que tanto podem permanecer em repouso durante toda a vida da pessoa quanto se multiplicar em certas situações, causando os sintomas da infecção viral.

Os vírus são agentes infecciosos microscópicos, com tamanho entre 20 e 300 nm, constituídos por ácido nucléico e proteínas. Ao contrário de todos os seres vivos, eles não apresentam organização celular. Todos os vírus são parasitas intracelulares e atacam células de diferentes organismos: bactérias, protoctistas, fungos, plantas e animais. Quando estão fora das células hospedeiras adequadas, os vírus não se multiplicam nem apresentam nenhum tipo de atividade metabólica. Por essa razão, alguns cientistas não incluem os vírus entre os seres vivos, considerando-os sistemas moleculares auto-replicativo não-vivos. Para outros biólogos, os vírus são a forma de vida mais simples que existe. Mesmo os que não incluem os vírus entre os seres vivos concordam que eles são sistemas biológicos, uma vez que possuem ácidos nucléicos e utilizam o mesmo sistema de codificação genética que todas as formas de vida conhecidas.


Embora tenham material genético, os vírus não apresentam a complexa maquinaria bioquímica necessária para traduzir as instruções nele codificadas. Todos os vírus são, assim, parasitas intracelulares obrigatórios, atuando como verdadeiros “piratas de células”. A célula invadida por um vírus passa a trabalhar quase exclusivamente na produção de novos vírus. A infecção viral, como profundas alterações no metabolismo celular, geralmente levando à morte da célula.

Certos vírus podem causar tantas alterações nas células hospedeiras que estas passam a se dividir sem controle, originando tumores. Apesar de a maioria dos vírus ser prejudicial, alguns deles podem ser usados em benefício da humanidade. Grande parte dos projetos de geneterapia, cujo objetivo é curar doenças genéticas substituindo genes alterados por genes normais, baseia-se no uso de vírus geneticamente modificados, que transportariam genes normais para dentro das células doentes. Estuda-se também a possibilidade de utilizar vírus que atacam bactérias (bacteriófagos) para combater infecções bacterianas resistentes ao tratamento com antibióticos.


Referência: Martho, Amabis. Biologia dos Organismos, vol.2, 2ª edição, São Paulo, 2004.

Postado por: Mayara Amanda de Oliveira

terça-feira, 4 de maio de 2010

Pré - Pathoscópio - Sistema Complemento (sujeito a mudanças)


O Sistema Complemento é composto por proteínas de membrana plasmática e solúveis no sangue e participam das defesas inatas (natural)e adquiridas( memória). Essas proteínas reagem entre elas para opsonizar os patógenos e induzir uma série de respostas inflamatórias que auxiliam no combate à infecção.
O Sistema Complemento tem três vias e todas elas resultam em uma via comum que forma o Complexo de Ataque à Membrana (MAC).
O complexo resultante C5b-6-7-8 guia a polimerização de até 18 moléculas de C9 em um tubo inserido na bicamada lipídica da membrana plasmática. Esse tubo forma um canal permitindo a passagem de íons e pequenas moléculas. Água entra na célula por osmose e a célula sofre lise.
Muito difícil comparar esse sistema com um problema social, mas lendo sobre o drama dos Turkana, pastores nômades do Quênia que têm sentido como ninguém os impactos provocados pelas mudanças climáticas, percebi uma semelhança na procura desse povo por água e a ativação do sistema complemento.
No sistema complemento, seja qualquer uma das vias (clássica, alternativa, lectina), precisa de algo para ativá-la. Logo após, através de suscessivas ativações se chega a um complexo de ataque a membrana, um poro na mebrama plasmática, causando lise na célula. (resumidamente é isso)
As pessoas do Quênia juntas, diante da falta de chuva, cavam profundamente para achar água no leito seco de um rio.
Postado Por: Mykaelle Costa

domingo, 2 de maio de 2010

pré-pathoscópio cicatrização por 2ª intenção


Segunda intenção (granulação ) - Neste tipo de cicatrização ocorre perda excessiva de tecido e presença de infecção. O processo de reparo, neste caso, é mais complicado e demorado. Esse método de reparo é também denominado cicatrização por granulação, pois no abscesso formam-se brotos minúsculos chamados granulações.
postado por: Edgler C.

Leucemia

Leucemia é caracterizada pela produção excessiva de células brancas anormais, superpovoando a medula óssea. A infiltração da medula óssea resulta na diminuição da produção e funcionamento de células sanguíneas normais. Dependendo do tipo, a doença pode se espalhar para os nódulos linfáticos, baço, fígado, sistema nervoso central e outros órgãos e tecidos, causando inchaço na área afetada.

Sintomas da leucemia
Danos à medula óssea resultam na falta de plaquetas no sangue, as quais são importantes para o processo de coagulação. Isso significa que pessoas com leucemia podem sangrar excessivamente. As células brancas do sangue, que estão envolvidas no combate a agentes patogênicos, podem ficar suprimidas ou sem função, colocando o paciente sob risco de infecções.
Quatro principais tipos de leucemia
* Leucemia aguda: é caracterizada pele crescimento rápido de células sanguíneas imaturas. Esse apinhamento torna a medula óssea incapaz de produzir células sanguíneas saudáveis. A forma aguda de leucemia pode ocorrer em crianças e adultos jovens, O tratamento imediato é necessário na leucemia aguda devido à rápida progressão e acúmulo de células malignas, as quais entram na corrente sanguínea e se espalham para outras partes do corpo. Se não houver tratamento, o paciente morrerá em alguns meses ou até semanas.

* Leucemias crônicas: são distinguidas pelo acúmulo de células sanguíneas relativamente maduras porém ainda assim anormais. Geralmente levando meses ou anos para progredir, as células brancas anormais são produzidas numa taxa bem maior que as normais. Leucemia crônica geralmente ocorre em pessoas idosas, mas pode afetar qualquer faixa etária. Enquanto a leucemia aguda deve ser tratada imediatamente, a forma crônica alguma vezes é monitorada por algum tempo antes do tratamento, para assegurar a eficiência máxima da terapia.

* Leucemia linfóide aguda:de 65 anos.
* Leucemia mielóide aguda ocorre mais em adultos do que em crianças.
* Leucemia linfóide crônica afeta mais adultos acima de 55 anos de idade. Algumas vezes ocorre em adultos jovens, mas quase nunca em crianças.
* Leucemia mielóide crônica ocorre principalmente em adultos. Um número muito pequeno de crianças é afetado.



postado por: Edgler C.

Cansaço Mental x Acadêmicos


A ansiedade, o estresse, as alterações de humor, as depressões e outros problemas psicológicos se revelam como grandes causadores de cansaço e por isso devem ser combatidos desde cedo.
Quase todas as perturbações do sono são acompanhadas de fadiga: alterações do ritmo de sono e respiratórias, alterações do movimento também durante o sono, insônias ou parassônias fazem com que a pessoa se levante de manhã já fatigada.
Se o sono não foi reparador, a pessoa sente-se cansada. Esse cansaço vai também se repercutir em diversas funções cognitivas, como a memória, a concentração e o raciocínio, entre outras. O sono reparador varia de indivíduo para indivíduo, havendo por isso quem se contente em dormir 4 ou 5 horas, enquanto há quem precise de 9 a 10 horas de sono.
Bebidas excitantes como café, coca-cola ou chá preto também inibem um sono reparador. O álcool numa dose baixa descontrai, quebra a ansiedade e proporciona algum relaxamento, mas em excesso será um fragmentador do sono, tornando-o mais superficial.
Para dormir bem: vá para a cama despreocupado, relaxado do ponto de vista físico e emocional; evite atividades muito intensas e discussões antes de dormir; não assista a filmes muito empolgantes ou interessantes antes de dormir; não se deite com fome ou com a barriga muito cheia; faça um intervalo entre o trabalho e a hora de dormir; assista à televisão ou leia um livro
.







postado por: Edgler C.

Pedofilia Fato Preocupante No Nosso País



A pedofilia, atualmente, é definida simultaneamente como doença, distúrbio psicológico e desvio sexual (ou parafilia) pela Organização Mundial de Saúde. Nos manuais de classificação dos transtornos mentais e de comportamento encontramos essa categoria diagnóstica.
Caracteriza-se pela atração sexual de adultos ou adolescentes por crianças. O simples desejo sexual, independente da realização do ato sexual , já caracteriza a pedofilia. Não é preciso, portanto que ocorram relações sexuais para haver pedofilia.O fato de ser considerada um transtorno, não reduz a necessidade de campanhas de esclarecimento visando a proteção de nossas crianças e adolescentes e nem tira a responsabilidade do pedófilo pela transgressão das barreiras geracionais.

Existe crime de pedofilia?
Não existe um crime intitulado “pedofilia” na legislação brasileira. As conseqüências do comportamento de um pedófilo é que podem ser consideradas crime.

Quais os crimes mais cometidos por pedófilos?

  • Atentado violento ao pudor
    Prática de atos libidinosos cometidos mediante violência ou grave ameaça. São considerados atos libidinosos aqueles que impliquem em contato da boca com o pênis, com a vagina, com os seios, com o ânus, ou a manipulação erótica destes órgãos com a mão ou dedo. Também atos que impliquem na introdução do pênis no ânus, no contato do pênis com o seio ou na masturbação mútua.

  • Estupro
    Constranger criança ou adolescente à conjunção carnal mediante violência ou grave ameaça.

  • Pornografia Infantil
    • Apresentar, produzir, vender, fornecer, divulgar ou publicar, por qualquer meio de comunicação, inclusive rede mundial de computadores ou internet, fotografias, imagens com pornografia ou cenas de sexo explícito envolvendo crianças e pré-adolescentes.

postado por: Edgler C

TRANSTORNO BIPOLAR DO HUMOR

O Transtorno Bipolar do Humor, antigamente denominado de psicose maníaco-depressiva, é caracterizado por oscilações ou mudanças cíclicas de humor. Estas mudanças vão desde oscilações normais, como nos estados de alegria e tristeza, até mudanças patológicas acentuadas e diferentes do normal, como episódios de MANIA, HIPOMANIA, DEPRESSÃO e MISTOS. É uma doença de grande impacto na vida do paciente, de sua família e sociedade, causando prejuízos freqüentemente irreparáveis em vários setores da vida do indivíduo, como nas finanças, saúde, reputação, além do sofrimento psicológico. É relativamente comum, acometendo aproximadamente 8 a cada 100 indivíduos, manifestando-se igualmente em mulheres e homens.

O que causa a doença bipolar do humor:

A base da causa para a doença bipolar do humor não é inteiramente conhecida, assim como não o é para os demais distúrbios do humor. Sabe-se que os fatores biológicos (relativos a neurotransmissores cerebrais), genéticos, sociais e psicológicos somam-se no desencadeamento da doença. Em geral, os fatores genéticos e biológicos podem determinar como o indivíduo reage aos estressores psicológicos e sociais, mantendo a normalidade ou desencadeando doença. O transtorno bipolar do humor tem uma importante característica genética, de modo que a tendência familiar à doença pode ser observada.

Como se manifesta a doença bipolar do humor:

Pode iniciar na infância, geralmente com sintomas como irritabilidade intensa, impulsividade e aparentes “tempestades afetivas”. Um terço dos indivíduos manifestará a doença na adolescência e quase dois terços, até os 19 anos de idade, com muitos casos de mulheres podendo ter início entre os 45 e 50 anos. Raramente começa acima dos 50 anos, e quando isso acontece, é importante investigar outras causas. A mania (eufórica) é caracterizada por:


Humor excessivamente animado, exaltado, eufórico, alegria exagerada e duradoura;

Extrema irritabilidade, impaciência ou “pavio muito curto”;

Agitação, inquietação física e mental;

Aumento de energia, da atividade, começando muitas coisas ao mesmo tempo sem conseguir terminá-las

Otimismo e confiança exageradas;

Pouca capacidade de julgamento, incapacidade de discernir;

Crenças irreais sobre as próprias capacidades ou poderes, acreditando possuir muitos dons ou poderes especiais;

Idéias grandiosas;

Pensamentos acelerados, fala muito rápida, pulando de uma idéia para outra,tagarelice;

Facilidade em se distrair, incapacidade de se concentrar;

Comportamento inadequado, provocador, intrometido, agressivo ou de risco;

Gastos excessivos;

Desinibição, aumento do contato social, expansividade;

Aumento do impulso sexual;

Agressividade física e/ou verbal;

Insônia e pouca necessidade de sono;

Uso de drogas, em especial cocaína, álcool e soníferos.

Três ou mais sintomas aqui relacionados devem estar presentes por, no mínimo, uma semana;

De que outras formas a doença bipolar do humor pode se manifestar:

Existem três outras formas através das quais a doença bipolar do humor pode se manifestar, além de episódios bem definidos de mania e depressão.

Uma primeira forma seria a hipomania, em que também ocorre estado de humor elevado e expansivo, eufórico, mas de forma mais suave. Um episódio hipomaníaco, ao contrário da mania, não é suficientemente grave para causar prejuízo no trabalho ou nas relações sociais, nem para exigir a hospitalização da pessoa.

Uma segunda forma de apresentação da doença bipolar do humor seria a ocorrência de episódios mistos, quando em um mesmo dia haveria a alternância entre depressão e mania. Em poucas horas a pessoa pode chorar, ficar triste, sentindo-se sem valor e sem esperança, e no momento seguinte estar eufórica, sentindo-se capaz de tudo, ou irritada, falante e agressiva.

Como se diagnostica a doença bipolar do humor:

O diagnóstico da doença bipolar do humor deve ser feito por um médico psiquiátrico baseado nos sintomas do paciente. Não há exames de imagem ou laboratoriais que auxiliem o diagnóstico. A dosagem de lítio no sangue só é feita para as pessoas que usam carbonato de lítio como tratamento medicamentoso, a fim de se acompanhar a resposta ao remédio.

Como se trata a doença bipolar do humor:

O tratamento, após o diagnóstico preciso, é medicamentoso, envolvendo uma classe de medicações chamada de estabilizadores do humor, da qual o carbonato de lítio é o mais estudado e o mais usado. A carbamazepina, a oxcarbazepina e o ácido valpróico também se mostram eficazes. Um acompanhamento psiquiátrico deve ser mantido por um longo período, sendo que algumas formas de psicoterapia podem colaborar para o tratamento.


Postado por: Edgler C.


Depressão pós-parto


O pós-parto é um período de risco psiquiátrico aumentado no ciclo de vida da mulher. A depressão pós-parto, também conhecida como postpartum blues, pode se manifestar com intensidade variável, tornando-se um fator que dificulta o estabelecimento de um vínculo afetivo seguro entre mãe e filho, podendo interferir nas futuras relações interpessoais estabelecidas pela criança.Apesar das controvérsias, vários fatores podem ser mencionados como possível causa da depressão pós-parto, entre eles:

Fatores biológicos

São os resultantes da grande variação nos níveis de hormônios sexuais (estrogênio e progesterona) circulantes e de uma alteração no metabolismo das catecolaminas causando alteração no humor, podendo contribuir para a instalação do quadro depressivo.

Sintomatologia

A intensidade dos sintomas geralmente define os diferentes quadros depressivos do período pós-parto. A depressão pós-parto (Postpartum blues), é um distúrbio emocional comum, podendo ser considerada uma reação esperada no período pós-parto imediato e que geralmente ocorre na primeira semana depois do nascimento da criança. Entre 50% a 80% de todas as mulheres apresentarão reações emocionais. Os sintomas incluem crises de choro, fadiga, humor deprimido, irritabilidade, ansiedade, confusão e lapsos curtos de memória. As reações emocionais não psicóticas ocorridas no período de pós-parto se resolvem espontaneamente em até seis meses, sendo que o manejo consiste em deixar a paciente verbalizar seus sentimentos, enfatizando a normalidade da sua alteração.


postado por:Edgle C.


Origem do dia do Trabalho

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

F0onte: IBGE / Ministério do Trabalho


Postado por:Edgle C.