sábado, 17 de abril de 2010

Herpes Labial

O que é?

O herpes é uma infecção causada pelo Herpes simplex virus. O contato com o vírus ocorre geralmente na infância, mas muitas vezes a doença não se manifesta nesta época. O vírus atravessa a pele e, percorrendo um nervo, se instala no organismo de forma latente, até que venha a ser reativado.

A reativação do vírus pode ocorrer devido a diversos fatores desencadeantes, tais como: exposição à luz solar intensa, fadiga física e mental, estresse emocional, febre ou outras infecções que diminuam a resistência orgânica. Algumas pessoas tem maior possibilidade de apresentar os sintomas do herpes. Outras, mesmo em contato com o vírus, nunca apresentam a doença, pois sua imunidade não permite o seu desenvolvimento.

Manifestações clínicas

As localizações mais frequentes são os lábios e a região genital, mas o herpes pode aparecer em qualquer lugar da pele. Uma vez reativado, o herpes se apresenta da seguinte forma:

  • inicialmente pode haver coceira e ardência no local onde surgirão as lesões.
  • a seguir, formam-se pequenas bolhas agrupadas como num buquê sobre área avermelhada e inchada.
  • as bolhas rompem-se liberando líquido rico em vírus e formando uma ferida. É a fase de maior perigo de transmissão da doença.
  • a ferida começa a secar formando uma crosta que dará início à cicatrização.
  • a duração da doença é de cerca de 5 a 10 dias.

Tratamento

Os seguintes cuidados devem ser tomados durante um surto de herpes:

  • o tratamento deve ser iniciado tão logo comecem os primeiros sintomas, assim o surto deverá ser de menor intensidade e duração;
  • evite furar as vesículas;
  • evite beijar ou falar muito próximo de outras pessoas, principalmente de crianças se a localização for labial;
  • evite relações sexuais se for de localização genital;
  • lave sempre bem as mãos após manipular as feridas pois a virose pode ser transmitida para outros locais de seu próprio corpo, especialmente as mucosas oculares, bucal e genital.

O tratamento deve ser orientado pelo seu médico dermatologista. É ele quem pode determinar os medicamentos mais indicados para o seu caso que, dependendo da intensidade, podem ser de uso local (na forma de cremes ou soluções) ou de uso via oral, na forma de comprimidos.

Quando as recidivas do herpes forem muito frequentes, a imunidade deve ser estimulada para combater o vírus. Os fenômenos desencadeantes devem ser evitados, procurando-se levar uma vida o mais saudável possível. A eficácia das vacinas contra o herpes são muito discutidas, mostrando bons resultados em alguns pacientes mas nenhum resultado em outros.

Fonte:http://www.mdsaude.com/2009/01/dst-herpes-labial-e-genital.html

Postado por:Ana Carolina

Extensão de Patologia: Palestra Sobre Herpes Labial e Genital


Foto: A equipe palestrante e 7 dos 23 alunos ouvintes.


Olá caros leitores....
Queremos aqui registrar o trabalho de extensão que realizamos no dia 15 de abril de 2010 na escola Santa Teresa de Jesus em Crato - Ce.

Com a seguinte equipe:

  • Ana Carolina
  • Edgler Caboclo
  • Emerson Rodrigues
  • Luanna Jéssica
  • Maria Solange
  • Mayara Amanda
  • Mykaelle Costa
Essa extensão foi por iniciativa do professor de Patologia Flávio Furtado, com o objetivo de formar profissionais capazes de contribuir com o desenvolvimento do país, embasados na responsabilidade social e na ética, visando o bem estar e a qualidade de vida dos cidadãos.

Palestramos para alunos do 1º ano do Ensino médio, com o tema: HERPES LABIAL E GENITAL. Com objetivo de compartilhar conhecimentos e promover educação em Saúde para a comunidade.

Essa Palestra foi ótima, tanto para nós estudantes como para os alunos ouvintes. Explicamos o que é essa infecção, como é transmitida, seus sinais e sintomas, medidas preventivas, entre outras informações relevantes....

Ativamos o senso crítico dos alunos e respondemos a várias perguntas que surgiram no decorrer da palestra.

Queremos aqui agradecer ao professor Flávio pela iniciativa, já que foi a primeira vez que ministramos uma palestra; a irmã Maria da escola que nos autorizou a realizar a palestra e nos recebeu muito bem e a todos os alunos que nos ouviram.


Foto: Emerson, Solange, Carolina, Edgler, Irmã Maria, Mayara, Mykaelle e Luanna

Mais informações entrem em contato conosco, deixando comentários....



postado por: Mykaelle Costa

sexta-feira, 16 de abril de 2010

papel da mitocôndria na apoptose




Um dos grandes desafios da ciência é compreender os mecanismos moleculares que ocorrem dentro das células. As mitocôndrias são estruturas localizadas no interior das celulas responsáveis pela produção de energia, através da degradação de alimentos que ingerimos (carboidratos, proteínas e gorduras) e o consumo simultâneo de oxigênio (respiração aeróbia), processo denominado de fosforilação oxidativa. Falhas nesse processo oxidativo constitui uma das formas mais comuns na formação de Radicais Livres (RLs), que são substâncias com alto potencial deletério, devido a sua elevada reatividade com outros componentes constituintes da célula. Além da produção energética e de oxigênio reativo, descobertas recentes relatam o papel da mitocôndria em vários outros processos celulares. Um maior conhecimento dos mecanismos responsáveis pela produção exacerbada desses compostos reativos e, a detecção de substâncias que possam impedir ou diminuir sua formação, permitirão combatê-los, contribuindo desta forma por coibir precocemente o desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas.
Diferentes pesquisas têm mostrado o papel fundamental das mitocôndrias, no controle do processo morte celular programada, chamado de apoptose. Estruturalmente a mitocôndria se caracteriza pela presença de duas membranas (externa e interna), separadas por um espaço intermembranar. O espaço interno delimitado pela membrana interna é preenchido pela matriz mitocondrial. Essa matriz possuidora de uma densidade moderada onde estão dissolvidas as cadeias de DNA, ribossomos e pequenos grânulos, participa e regula várias atividades alternativas como: termogênese, regulação do Ca2+ intracelular, participação na esteroidogênese e controle da apoptose. A termogênese é um dos processos adaptativos dos mamíferos ao frio, sendo primordial aos recém-nascidos e animais que hibernam. Os hormônios esteróides são produzidos a partir do colesterol. O processo ocorre na membrana interna, voltada para o lado da matriz mitocondrial, onde a enzima P450scc quebra a cadeia lateral do colesterol formando os hormônios sexuais masculinos e femininos.


POSTADO POR:Edgler C.

herpes genital


A infecção com o herpes simplex 2 é semelhante (10% dos casos são por HSV1, o que se atribui ao aumento da prática do sexo oral). Há infecção da mucosa genital, no homem na glande do pênis, na mulher na vulva ou vagina, com exantemas e sensibilidade dolorosa. Também pode ocorrer no ânus. Outros sintomas são febre, mal-estar, dores musculares e de cabeça, dores ao urinar e corrimento vaginal ou da uretra no pênis. A maioria das infecções no entanto é assintomática.

Simultaneamente ocorre a invasão dos neurônios sensitivos com migração no interior dos axônios para os corpos celulares nos gânglios nervosos lambosacrais. Aí ficam em estado de latência sem se reproduzir, indetectáveis enquanto os virions ativos da mucosa são destruídos pela resposta citotóxica imunitária. Após período de debilidade voltam a migrar pelos axônios para a mucosa e estabelecem novo episódio doloroso típico. As recorrências podem ser de todos os meses a raras.

Os episódios de recorrência são menos intensos e freqüentemente antes da erupção das vesículas há irritação (comichão) da mucosa. O vírus é transmitido mesmo na ausência de sintomas.

As complicações são mais raras e mais moderadas quando ocorrem somente na forma labial. Um tipo de complicação específico do HSV2 é a meningite, que é pouco perigosa, sendo a encefalite muito rara. Contudo, se a mãe infecta o recém-nascido via ascensão pelo útero na gravidez ou no nascimento, a infecção é especialmente virulenta, devido ao sistema imunitário ainda pouco eficaz do bebê. A mortalidade e probabilidade de deficiências mentais são significativas, apesar de ocorrer numa minoria dos casos.A herpes pode ser mortal.



postado por :Edgler C

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA


Repercussões da gravidez na adolescência

Ao engravidar, a jovem tem de enfrentar, paralelamente, tanto os processos de transformação da adolescência como os da gestação. Isto, nesta fase, representa uma sobrecarga de esforços físicos e psicológicos tão grande que para ser bem suportada necessitaria apoiar-se num claro desejo de tornar-se mãe. Porém, geralmente não é o que acontece: as jovens se assustam e angustiam-se ao constatar que lhes aconteceu algo imprevisto e indesejado. Só este fato torna necessário que seja alvo de cuidados materiais e médicos apropriados, de solidariedade humana e amparo afetivo especiais. A questão é que, na maioria dos casos, essas condições também não existem. Muitas vezes, a dificuldade de contar o fato para a família ou até mesmo constatar a gravidez faz com que as adolescentes iniciem tardiamente o pré-natal – o que possibilita a ocorrência de complicações e aumento do risco de terem bebês prematuros e de baixo peso. Além disso, não é raro acontecer, em seqüência, uma segunda gravidez indesejada na jovem mãe. Daí a importância adicional do pré-natal como fonte segura de orientação.

Viver ao mesmo tempo a própria adolescência, cuidar da gestação e, mais tarde, do bebê, não é tarefa fácil. E a vida torna-se ainda mais difícil para a adolescente grávida que estuda e trabalha. Igualmente, essa situação não difere com relação ao jovem adolescente que se torna pai: ele se vê envolvido na dupla tarefa de lidar com as transformações próprias da adolescência e as da paternidade, que requerem trabalho, estudo, educação do filho e cuidados com a esposa ou companheira.


Mas, atenção: dar apenas informações técnicas aos jovens não basta. É muito importante que também sejam orientados em casa, na família. É essencial que possam fazer perguntas, conversar com amigos e parentes mais velhos e se aconselhar quanto à escolha do melhor método anticoncepcional. O importante é que falem e sejam ouvidos. Esse canal de comunicação precisa ser criado e mantido, tanto com a filha, desde sua primeira menstruação, quanto com o filho.

A superação das dificuldades de comunicação e diálogo entre os pais e os filhos pode ajudar em muito a diminuir a ocorrência da gravidez indesejada entre adolescentes. Os pais precisam esforçar-se para deixar de lado o medo de ser taxados de caretas, autoritários, ou de serem acusados de estar invadindo a vida pessoal de seus filhos. Conversando e orientando-os não apenas sobre reprodução e sexualidade humana mas também sobre valores como afeto, amizade, amor, intimidade e respeito ao corpo e à vida, permitirão que se sintam mais preparados para assumir as alegrias e responsabilidades inerentes à vida sexual.



POSTADO POR:Edgler C.


SÍFILIS

Como as pessoas pegam sífilis?

A sífilis é transmitida de pessoa para pessoa através do contato direto com a ferida provocada pela doença. As feridas costumam geralmente ocorrer nos genitais externos, vagina, ânus ou reto. Elas também podem aparecer nos lábios e boca. A transmissão do organismo acontece durante o sexo vaginal, anal ou oral. Mulheres grávidas com sífilis podem passar para o bebê. Quando o bebê adquire a doença da mãe ela é chamada de sífilis congênita. A sífilis não é transmitida através do contato com acentos de banheiros, maçaneta de porta, água da piscina, banheira, roupa ou talheres.

Quais são os sintomas da sífilis em adultos?

Muitas pessoas infectadas com sífilis não apresentam sintomas por anos, mas ainda assim estão sob o risco de complicações posteriores se não forem tratadas. Embora pareça que a transmissão ocorra através de pessoas com feridas que estão no estágio primário ou secundário, muitas vezes essas feridas não são reconhecidas. Desta forma, muitas vezes a transmissão se dá através de pessoas que não sabem que estão infectadas.

Estágio primário.
O estágio primário da sífilis é geralmente marcado pelo aparecimento de uma única ferida (chamada de cancro), mas também pode haver feridas múltiplas. O período de tempo entre a contração da infecção e os primeiros sintomas pode variar de 10 a 90 dias (a média é 21 dias). O cancro é geralmente firme, redondo, pequeno e sem dor. Ele aparece no local onde a sífilis entrou no corpo. O cancro dura de 3 a 6 semanas e sara sem tratamento. Porém, se tratamento correto não for administrado, a infecção progride para o estágio secundário.

Estágio secundário.
O estágio secundário é caracterizado por erupções na pele e lesões na membrana mucosa. Esse estágio tipicamente começa com erupções em uma ou mais áreas do corpo. As erupções geralmente não causam coceira e podem aparecer enquanto o cancro está sarando ou várias semanas depois. Algumas vezes as erupções do estágio secundário são tão leves que não são notadas. Além das erupções, os sintomas do estágio secundário da sífilis podem incluir febre, dor na garganta, dor de cabeça, perda de peso, dores musculares e fadiga. Os sintomas do estágio secundário da sífilis sumirão com ou sem tratamento. Porém, sem tratamento a infecção progredirá para o estágio latente mais avançado

Estágio terciário
O estágio latente da sífilis começa quando os sintomas secundários desaparecem. Sem tratamento a pessoa continuará a ter sífilis ainda que não apresente sintomas. Nos estágios avançados da sífilis ela pode danificar órgãos internos incluindo cérebro, olhos, nervos, coração, vasos sanguíneos, fígado, ossos e articulações. Esses danos internos podem aparecer muitos anos depois. O sintomas do estágio avançado da sífilis incluem dificuldade de coordenar os movimentos musculares, paralisia, cegueira gradual e demência. Os danos podem ser sérios o suficiente para causar a morte.

Como é o tratamento para sífilis?

Sífilis é facilmente curável nos primeiros estágios. Uma única injeção intramuscular de penicilina curará a pessoa infectada com sífilis há menos de um ano. Doses adicionais são necessárias para tratar pessoas que têm sífilis há mais de um ano. Para pessoas alérgicas à penicilina há outros antibióticos disponíveis. O tratamento matará a bactéria da sífilis e prevenirá danos futuros, porém não reparará os danos já causados.

Pessoas que recebem tratamento para sífilis devem abster-se de contato sexual até que as feridas estejam completamente saradas. Indivíduos com sífilis devem avisar seus parceiros sexuais para que eles possam ser testados e receber tratamento se necessário. Ter sífilis uma vez não protege a pessoa de sofrer a doença de novo.

Como pode ser feita a prevenção da sífilis?

O meio mais seguro de evitar contrair doenças sexualmente transmissíveis, incluindo sífilis, é abster-se de contato sexual ou ter um relacionamento monogâmico de longa duração com um parceiro testado que você sabe não estar infectado.

Doenças que causam ulcerações, como a sífilis, podem acontecer em áreas genitais que podem ou não serem cobertas pelo preservativo de látex. Desta forma, o uso correto e consistente de preservativos apenas reduz o risco de transmissão da sífilis quando cobre
toda a área infectada. Uma vez que o preservativo pode não envolver toda área de infecção, até mesmo o seu uso correto e consistente não garante a prevenção. Preservativos lubrificados com espermicidas não dão mais proteção que os outros preservativos lubrificados.

A transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, incluindo sífilis, não pode ser prevenida ao lavar os genitais, urinar ou tomar uma ducha depois da relação sexual. Qualquer corrimento anormal, ferida ou erupção deve ser motivo de interromper as atividades sexuais e procurar um médico imediatamente.




POSTADO POR
: Edgler C.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Bolsas Femininas Contém Muitas Bactérias

Para descobrir se bolsas portam uma grande quantidade de bactérias, elas foram testadas no Nelson Laboratories, em Salt Lake City, e, em seguida, foi testada a bolsa comum da mulher média.

Acontece que bolsas são tão surpreendentemente sujas, que mesmo os microbiologistas que testaram ficaram chocados.

A microbiologista Amy Karen, do Nelson Labs, diz que quase todas as bolsas que foram testadas não só apresentaram níveis elevados em bactérias, mas ricos em espécies de bactérias nocivas. Pseudomonas que podem causar infecções oculares, Aurous Staphylococcus que podem provocar infecções cutâneas graves e as salmonelas E-coli encontradas nas bolsas podem causar doenças sérias. Em uma amostragem quatro das cinco bolsas testou positivo para as salmonelas, e isso não é o pior. “Há coliformes fecais nas bolsas”, diz Amy.

Bolsas de couro ou vinil tendem a ser mais limpas do que bolsas de pano, e o estilo de vida parece desempenhar um papel. As pessoas com filhos tendem a ter bolsas mais sujas do que aquelas que não os tem. Com uma exceção, a bolsa de uma mulher solteira que freqüentava boates tinha uma das piores contaminações de todas. “Algum tipo de fezes, ou, eventualmente, vômito”, diz Amy.

Assim, a moral desta história é que sua bolsa não vai matá-la, mas ela tem o potencial de fazer você ficar muito doente se você a mantiver em lugares onde você come. Use ganchos para pendurar sua bolsa em casa e banheiros, e não coloque-a em sua mesa, uma mesa de restaurante, ou em sua bancada de cozinha. Especialistas dizem que você deve pensar em sua bolsa da mesma forma que um par de sapatos. “Se você pensar em colocar um par de sapatos em sua bancada, que é a mesma coisa que você está fazendo quando você colocou sua bolsa sobre a bancada.”

Sua bolsa foi onde as pessoas antes andaram, sentaram, espirraram, tossiram, cuspiram, urinaram, defecaram, etc! Você realmente quer trazer tudo isso para casa com você?
O microbiologista no Nelson Lab disse ainda que a limpeza de uma bolsa vai ajudar. Lave as bolsas de pano e use limpa-couro para limpar o fundo de bolsas de couro.

Você já notou que as mulheres colocam suas bolsas em pias e pisos de banheiros públicos e depois vão diretamente para suas mesas de jantar e colocam-nas sobre a mesa?

Nem sempre é o “alimento do restaurante” que provoca angústia no estômago. Às vezes, ‘o que você não conhece vai feri-lo’ !

As mulheres carregam bolsas em todo lugar, do escritório a sanitários públicos, ao chão do carro. A maioria das mulheres não vive sem suas bolsas, mas você já parou para pensar onde vai sua bolsa durante o dia?

‘Eu dirijo um ônibus escolar, por isso a minha costuma ficar no chão dele “, diz uma mulher. ‘No piso do meu carro, e nos banheiros’.
“Eu coloquei minha bolsa em carrinhos de compras e no chão do banheiro”, diz outra mulher ‘e, claro, na minha casa, que deveria ser limpa."

Fonte:http://bolsafemininacc.blogspot.com/2010/03/bolsas-das-mulheres-podem-carregar.html

Postado por:Ana Carolina

domingo, 11 de abril de 2010

A trombose também pode surgir em jovens


Nesta semana, duas jovens inglesas, uma de 19 anos e outra de 17, foram diagnosticadas com casos de trombose. Uma sobreviveu e outra morreu. Billie-Jo Twigg começou a sentir as pernas doloridas e inchadas, mas imaginou tratar-se de simples dores musculares. Ao comentar sobre a sensação com sua professora de biologia, esta sugeriu que ela procurasse um médico imediatamente. Três coágulos foram encontrados em veias de sua perna, caracterizando uma trombose. Billie-Jo recebeu o diagnóstico antes de fazer uma viagem de longa distância, o que poderia ter piorado o quadro.


Outra estudante não teve a mesma sorte. Charlotte Porter, de 17 anos, começou a sentir dores, inchaço e percebeu a perna esquerda ficar um pouco roxa, dos joelhos até os tornozelos. A estudante, que também era líder de torcida, contou os sintomas para a mãe via mensagem de texto enviada por celular durante a aula e esta por precaução decidiu levá-la para exames num hospital.

Enquanto esperava os resultados dos exames de sangue, Charlotte ficou inconsciente e apesar de ser socorrida imediatamente morreu em decorrência de embolia pulmonar. Ao ser examinada pelos médicos, sua perna esquerda estava quase 4 cm mais grossa do que a direita.

Apesar de ser rara em jovens e a idade ser o principal fator de risco para trombose, as alterações no sangue que levam a coagulação e entupimento das veias pode matar, como ocorreu com a jovem inglesa.

Principais sintomas e como tratar:

1) Idade é o principal fator de risco para trombose venosa profunda. É reconhecido em diversos estudos que a incidência aumenta conforme cresce a faixa etária dos pacientes.

2) Isso não significa que não ocorra em outras idades. Apesar de ser menos comum pode acontecer em bebês, desde recém-nascidos, até crianças e adolescentes.

3) A trombose ocorre por alterações no sangue devido a fatores genéticos ou adquiridos, como obesidade (incluindo a abdominal), câncer, doenças autoimunes, gestação, e longos períodos de imobilização, como viagens ou pessoas acamadas, períodos pós-operatórios ou pós-parto.

4) É mais comum em membros inferiores, principalmente nas pernas. Mas pode acontecer em qualquer veia do corpo humano, incluindo a dos pulmões, o que caracteriza embolia pulmonar.

5) Os sintomas que indicam a instalação de um quadro de trombose são: dores, edemas (inchaços), vermelhidão e sinal de endurecimento, principalmente na região das panturrilhas. Os quatro sinais aparecem juntos, mas a médica alerta que eles podem não ser percebidos pelo paciente.

6) A dor é persistente e piora quando a região é pressionada, o que pode ser confundido com dor muscular ou com início de um processo inflamatório.

7) Um simples exame clínico não é suficiente para comprovar um quadro de trombose. O tipo de investigação depende da veia atingida, mas em geral é feita de forma não-invasiva, via imagem, como o ultrassom Doppler.

8) O tratamento é feito com remédios anticoagulantes que farão com que o coágulo seja absorvido pelo próprio organismo. No início, o medicamento é ministrado na veia ou de maneira subcutânea, e entre três e seis meses o paciente toma remédio via oral.

9) Durante o tratamento, o paciente precisa tentar manter-se longe de situações de risco, que possam causar sangramentos. Mas a especialista afirma que hoje as contraindicações não existem se a medicação é ministrada de maneira correta e na dose adequada.

10) Mesmo com a trombose controlada, após o período de tratamento recomendado, é preciso monitorar a reincidência da doença, caso o paciente esteja exposto a um dos fatores de risco, como câncer. Em alguns casos, os médicos recomendam um tratamento profilático (preventivo) com uso de heparina.

11) Nem sempre o coágulo se desprende e migra para os pulmões, mas essa é uma evolução possível para a doença, se não for tratada.

Fique Atento!

Postado por:Ana Carolina