sexta-feira, 9 de abril de 2010

A vacina H1N1 está provocando questionamentos!

TEXTO BASTANTE IMPORTANTE,POR ISSO ESTOU REPASSANDO!.LEIAM,MAS LEIAM COM ATENÇÃO!

O inverno foi turbulento no hemisfério norte. Não pelas nevascas, nem pelas alterações de temperatura, mas muito mais no que concerne às políticas relacionadas à pandemia da gripe suína. A OMS, em meio a acusações de interferências da BigPharma em suas decisões "pandêmicas", prepara um pronunciamento cuidadoso sobre a "segunda onda" para não "baixar a guarda dos governos" (sic). Vacinas sobram nos países e os governos não sabem o que fazer com elas. Alguns doam. Pouca gente fala da "nova" gripe e a sensação é de "fim-de-festa."


E eis que surge a vacina. Não que eu esperasse fogos de artifício, banda na rua, feriado nacional, mas também não precisava ser surpreendido por uma enxurrada de questionamentos sobre "quais os argumentos racionais temos para se tomar a vacina contra gripe A H1N1"! Descobri que médicos de outros países passaram pelo mesmo problema. Fiquei pensando bastante sobre isso e conclui que: o principal argumento racional para se tomar a vacina é a própria irracionalidade com que a epidemia foi enfrentada no inverno passado! Ou as pessoas vão querer passar pelas mesmas aflições? A vacina tem problemas? Tem. Como qualquer vacina! Ou vamos deixar de tomar a dupla adulto a cada 10 anos ou parar de vacinar os pequenos em função de seus efeitos colaterais? Mas que raio de raciocínio é esse? "Não vou tomar a vacina porque é nova e não sei exatamente de seus efeitos". Mas essa é a mesma razão do porque a gripe A H1N1 é perigosa": é nova e não sei de seus efeitos.

PENSE E REFLITA!.É SEMPRE IMPORTANTE BUSCAR A VERDADE SOBRE O QUE VAMOS OU ESTAMOS TOMANDO!.

Diga aí Você é a favor ou contra?

Fonte:

http://scienceblogs.com.br/eccemedicus/2010/03/a_vacina_da_gripe_a_h1n1.php

Postado por:Ana Carolina

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Pneumonia

É uma infecção do tecido pulmonar, que pode ser causada por bactérias, vírus e outros agentes, como aspiração de fumaça de fogueiras, engasgo com vômitos ou intoxicações.

Os pulmões são responsáveis pela troca de gases durante a respiração - nós absorvemos o oxigênio e liberamos o gás carbônico. Eles são formados por um tecido especial, que permite o fluxo de gases entre o meio ambiente e o nosso sangue. O sangue rico em oxigênio - que é fundamental para nossa vida – cai dentro do coração e é distribuído por todo o corpo; o sangue rico em gás carbônico, por sua vez, é eliminado pela nossa expiração. Os brônquios levam o oxigênio do ar aos nossos pulmões e eliminam o gás carbônico, pelo caminho inverso. Os brônquios são como uma árvore, possuem ramificações que vão se dividindo e se tornando cada vez menores. Quanto mais distante da boca, mais fino é o brônquio. Os pulmões contêm um revestimento delicado, chamado pleura e repousam sobre um músculo que o separa dos intestinos, fígado , estômago e outros órgãos.

1. SINTOMAS:
* Febre que pode ser elevada e persistente, com ou sem tosse;
* Tosse seca ou "cheia";
* Dor abdominal, Vômitos;
* Dor no peito;
* Ausência de febre e presença isolada de tosse;
* Cansaço e aperto no peito;
* Distensão do abdome;
* Palidez e desânimo;
* Pele arroxeada.

2. COMPLICAÇÕES:

* Gravidade geral do processo infeccioso, com anemia e infecção generalizada, o que ocorre principalmente em menores de 02 anos de idade;
* Insuficiência Respiratória, ou seja, cansaço grave, que pode ocorrer nos casos de derrame pleural (líquido que se acumula na pleura comprimindo o pulmão e dificultando a respiração) e nas pneumonias extensas, inclusive com necessidade de internação em UTI.

3. DIAGNÓSTICO:
A suspeita é feita através da história relatada pelos pais e através do exame físico. A ausculta nos fornece dados importantes, porém em bebês e crianças jovens podemos encontrar dificuldades, já que a criança pequena não consegue respirar profundamente para que façamos uma ausculta mais fiel. A Radiografia de Tórax é muito importante, bem como ultrassonografia ou tomografia computadorizada nos casos complicados.

4. TRATAMENTO:
O tratamento da PNEUMONIA depende da causa provável, da idade da criança e do quadro apresentado. Lactentes jovens são na maioria internados. Com a introdução de um antibiótico adequado, a maioria das crianças pode receber o tratamento em casa, desde que se administre a medicação prescrita nos intervalos corretos e que se faça o retorno regular ao consultório nos primeiros dias.

5. PREVENÇÃO:
A gripe pode ser uma porta para uma pneumonia. Pessoas gripadas, sempre que possível, devem ser isoladas das crianças, sobretudo dos bebês abaixo de 6 meses de vida. Sempre falamos no consultório da importância de se evitar freqüentar com bebês locais fechados onde se aglomeram pessoas, como bancos, supermercados e shoppings. Isso ocorre por conta de portadores de bactérias que não manifestam sintomas e transmitem doenças sem ao menos saber que estão colonizados por bactérias.
O segundo ponto de prevenção é tratamento de doenças que causam pneumonias, como refluxo, asma, e outros.
A prevenção com vacina até alguns meses atrás era feita apenas em crianças acima de 2 anos e enquadradas no que chamávamos de grupo de risco. Hoje entendemos as indicações por já dispormos de vacina que pode ser feita em crianças mais jovens. Dada a crescente resistência aos antibióticos entramos em consenso que seria melhor vacinar o maior número possível de crianças, principalmente crianças com história de alergia, sinusite, bronquite e as que já apresentaram pneumonia, além dos portadores de outras doenças que predispõem ao quadro.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pneumonia
Ministério da saúde

Postado por:Ana Carolina

Doenças da Pele --- FURÚNCULO


O que é?


Infecção bacteriana da pele que provoca a necrose (destruição) do folículo pilosebáceo. É causada pela bactéria estafilococos.


Manifestações clínicas


A lesão inicia-se por um nódulo muito doloroso, vermelho, inflamatório, endurecido e quente, centrado por um pêlo, onde pode aparecer pequeno ponto de pus.
Com a evolução do quadro, ocorre o rompimento do nódulo e a eliminação de pus e de uma massa esbranquiçada, popularmente conhecida como "carnegão", formando uma ferida ulcerada que, ao cicatrizar, pode deixar uma mancha escura no local.
As lesões são mais frequentes em áreas de dobras da pele, sendo muito comuns nas nádegas e virilhas, mas podem surgir em outros lugares como o abdômen e as coxas.
Quando ocorrem repetidamente, a doença recebe o nome de furunculose e está associada à uma deficiência do organismo em evitar a infecção do folículo. Quando várias lesões surgem simultaneamente, próximas e interligadas, o quadro recebe o nome de antraz, ocorrência mais comum na região da nuca.


Tratamento


O tratamento é feito com antibióticos locais e sistêmicos. Nos casos muito dolorosos e com superfície amolecida, pode ser feita a drenagem da lesão, com alívio imediato da dor.
Quando ocorre a furunculose, deve-se pesquisar e evitar o que está favorecendo o surgimento das lesões e estimular a imunidade do indivíduo a combater a infecção. O médico dermatologista é o profissional indicado para o tratamento dos furúnculos e da furunculose.

Postado por: Mykaelle Costa

Fonte: http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/furunculo.shtml

Câncer de Próstata


O QUE É O CÂNCER?
O câncer é o resultado da multiplicação exagerada e descontrolada de algumas células que adquirem a capacidade de invadir as estruturas sadias à sua volta. Eventualmente podem deslocar-se do seu local de origem, atingir a corrente sanguínea e alcançar outras partes do corpo. Quando essas alterações ocorrem no tecido prostático, temos o câncer de próstata.

O QUE É PRÓSTATA?
A próstata é uma pequena glândula do aparelho reprodutor masculino, que envolve a uretra na saída da bexiga. Produz o sêmem, que é responsável pelo transporte e fonte de energia para os espermatozóides.

QUANDO DEVO COMEÇAR A ME PREOCUPAR
COM A PRÓSTATA?
Caso não ocorra nenhum sintoma antes, todo homem deveria consultar o urologista na 4ª década de vida, momento em que pode ocorrer o prostatismo, conseqüente ao aumento prostático. Como a próstata envolve a uretra (que é o canal por onde passa a urina), esta pode ficar estreitada ou comprida, causando os sintomas clássicos do prostatísmo.

O QUE É PROSTATÍSMO?
É uma condição caracterizada pelos seguintes sintomas:
• Urgência para urinar
• Aumento do número de micções à noite
• Dificuldade para iniciar a micção
• Diminuição do jato urinário

QUAIS SÃO AS CAUSAS MAIS COMUNS DO
PROSTATÍSMO?
As causas mais comuns são: hiperplasia prostática benigna e câncer de próstata

É POSSÍVEL DIFERENCIAR A HIPERPLASIA BENIGNA
DO CÂNCER DE PRÓSTATA?
Existem quatro procedimentos que possibilitam a diferenciação das lesões benignas do câncer: toque retal, dosagem de PSA no sangue, ultra-sonografia de próstata e biópsia de próstata. O uso adequado desses exames torna possível a descoberta precoce do câncer de próstata.

QUAL A VANTAGEM DO DIAGNÓSTICO PRECOCE?
O diagnóstico precoce do câncer de próstata possibilita uma resposta mais adequada aos tratamentos escolhidos, evitando procedimentos mais radicais e aumentando as chances de cura.

QUAIS AS ESTRATÉGIAS PARA O DIAGNÓSTICO
PRECOCE DO CÂNCER DE PRÓSTATA?
A detecção precoce inclui três estratégias complementares:
• Exame digital retal (toque) – apalpação da próstata, realizada pelo médico durante a consulta clínica ou urológica, permite a detecção de áreas suspeitas na glândula;
• Dosagem de PSA total /ou livre no sangue – o aumento dessa substância no sangue não ocorre apenas nos casos de câncer, mas os valores encontrados podem auxiliar na diferenciação dos casos benignos ou malignos;
• Ultra-sonografia de próstata com biópsia – apesar de ser o exame definitivo para o diagnóstico de câncer, apresenta inconvenientes que restringem a sua utilização freqüente, sendo indicado apenas nos casos considerados suspeitos pelos exames anteriores.

O QUE É, MAIS DETALHADAMENTE, A
DOSAGEM DE PSA?
O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma substância produzida nas células da próstata. Quando existe um aumento no número de células produtoras como, por exemplo, na hiperplasia benigna e no câncer, o PSA eleva-se no sangue, servindo como indicador dessas doenças. A diferenciação dos casos benignos e câncer nem sempre é possível apenas com valores isolados de PSA, sendo necessária à correlação com outras informações da história e do exame clínico.

QUAL A IDADE PARA INICIAR A REALIZAÇÃO
DOS EXAMES DE PRÓSTATA?
É indicada uma avaliação anual da próstata, com toque retal e a dosagem de PSA, a partir dos 50 anos de idade. Em homens com história familiar (parentes em primeiro grau com câncer de próstata) essa recomendação deve ser adiantada em 10 anos. O toque retal e a dosagem de PSA são recomendados como método de rastreamento, sendo indicado para todos os homens, independente da existência de sinais ou queixas sugestivas de câncer.


Referência:
www.lasalledf.com.br
Postado por: Mayara Amanda de Oliveira

Glaucoma





Microsoft Word - Folder_Glaucoma

O que é glaucoma?

O olho humano produz, continuamente, um líquido (humor aquoso) para nutrição das estruturas do segmento anterior. Após cumprir sua função, este líquido deve ser drenado através de canais localizados no ângulo da câmara anterior, formado pela córnea e pela íris. Esse contínuo fluxo de entrada e saída de líquido confere um certo grau de pressão (normal) no interior do olho.


Microsoft Word - Folder_Glaucoma

Produção e drenagem do humor aquoso


Qualquer obstrução no sistema de drenagem acarreta um represamento do humor aquoso dentro do olho, com conseqüente elevação da pressão intra-ocular. A hipertensão ocular, por sua vez, é nociva aos filamentos nervosos que formam o nervo óptico, que é o elemento condutor dos estímulos visuais do cérebro. Com o tempo, o nervo óptico vai se atrofiando e comprometendo a visão, de maneira irreversível. Os defeitos do campo visual iniciam-se nas porções periféricas e lentamente caminham para a região central. Freqüentemente o campo de visão torna-se tubular antes de desaparecer por completo.



Microsoft Word - Folder_Glaucoma

Perda visual no glaucoma

Microsoft Word - Folder_Glaucoma


Como é feito o diagnóstico?

Se o glaucoma caracteriza-se por hipertensão ocular, com atrofia do nervo óptico e gradativa perda de campo visual, o diagnóstico deve ser feito através da medida da pressão intra-ocular, exame minucioso do fundo-do-olho (principalmente da cabeça do disco óptico), e estudo do campo visual. Os dois primeiros são parte do exame oftalmológico e devem ser realizados rotineiramente. Já o exame de campo visual é solicitado quando existem evidências mais sugestivas de Glaucoma. Esses mesmos exames são utilizados no monitoramento dos pacientes sob tratamento.


Microsoft Word - Folder_Glaucoma
Tonometria

Microsoft Word - Folder_Glaucoma Exame do Disco Óptico


Exame do Campo Visual


Microsoft Word - Folder_Glaucoma

De qualquer maneira, como usualmente não há sintomas e a chance de se desenvolver o Glaucoma aumenta com a idade, todas as pessoas acima de 45 anos devem submeter-se ao exame oftalmológico anualmente, principalmente se tiverem história de Glaucoma na famíla.



Referência:www.iobh.com.br

Postado por: Mayara Amanda de Oliveira