sexta-feira, 12 de março de 2010

TPM


  • A TPM - Tensão pré menstrual, ocorre em função da oscilação hormonal característica do ciclo reprodutivo feminino. Nem todas as mulheres sofrem de TPM, mas a medicina já catalogou mais de 150 sintomas típicos deste período. Os sintomas mais comuns ligados diretamente ao perfil psicológico das mulheres são: a irritabilidade, agressividade, depressão e labilidade afetiva (sensibilidade a mágoa ou facilidade para chorar), além de sintomas físicos como cólicas, dores nas mamas, edema (inchaço), dores nas pernas, entre outros que sem dúvida acabam alterando o estado de humor.
  • Acontecimentos corriqueiros na vida da mulher tomam outra conotação na TPM, e são encarados de forma mais valorizada, em função da sensibilidade que caracteriza este período. As respostas para questões simples podem ser agressivas, gerando conflitos se a outra pessoa possui características agressivas ou também não está bem para lidar com paciência diante dessa situação. É freqüente nestes dias que situações corriqueiras desencadeiem brigas, gerando mágoas e ressentimentos nos outros e em si. Os desentendimentos passam a ser um fato do mundo e os desdobramentos já não mais dependem apenas da mulher, mas também da reação do outro: vai revidar, vai fazer intriga a outras pessoas, vai se fechar, entre outras. Estes episódios podem ocorrer entre casais, colegas de trabalho, na família, com os filhos enfim nas vários âmbitos da vidacotidiana das mulheres que sofrem de TPM.




  • O passo mais importante para a pessoa é identificar se padece ou não do problema e em que grau. Ninguém muda ou controla um problema se não sabe ou não percebe sua existência. É importante a mulher se dar conta do que vive, para poder se posicionar, vindo a ter uma resposta diferente da ação espontânea que tinha até o momento. Nem sempre é fácil fazer essa identificação sozinha, pois as histórias de atritos, agressividades já se somam a tanto tempo, que os preconceitos e os vícios da relação se misturam aos sintomas do problema. É necessário um trabalho minucioso de descrição e de observação do próprio corpo, de suas alterações, e principalmente de suas reações diante de tais alterações. Não basta identificar se possui ou não TPM, é necessário traçar um caminho para que a pessoa possa alcançar um equilíbrio emocional para lidar com esse problema e com isso chegar a outros resultados nas suas relações. É importantesaber se a mulher chega a desmarcar compromissos neste período, por medo de suas próprias reações ou por tamanho desconforto. Embora a TPM seja vivida em sua singularidade apenas pela mulher, o estado emocional produzido por ela acaba interferindo nas suas relações pessoais. Portanto, é fundamental que quem sofre desse problema possa vir a comunicar com quem se relaciona, para numa conversa madura poder levantar possibilidades de comportamento junto a essas pessoas. Desta forma é possível dividir as responsabilidades do bem estar da relação. É importante também, não confundir uma conversa madura - que implica um compromisso e uma responsabilidade em estar fazendo outra coisa do que vivia antes (para melhor), da má-fé - querer arranjar uma desculpa para poder ser agressiva, mal educada e passar toda a responsabilidade para o outro.
  • Tanto a agressividade como o estado depressivo, sem um motivo externo aparente, geram insegurança nas pessoas que estão ao redor e tem um relacionamento com essa pessoa. Estes estados também geram nos outros preocupação, sentimento de impotência ou culpa pelo que está acontecendo. Isto acaba produzindo um mal estar bastante acentuado por um problema que pode vir a ser controlado. O importante não é apenas o que se sente, mas o que se vai fazer do que sente. Observar e valorizar as mudanças no corpo e principalmente no estado de humor no período que antecede a menstruação, podem ser instrumentos importantes para melhorar a relação com o próprio corpo e consequentemente com os outros. É importante pedir ajuda profissional quando estas alterações comprometem o seu dia a dia. Os profissionais de saúde também devem entender e valorizar estes episódios como sinais importantes de algo quenão vai bem na vida da mulher ou do casal. Para que criar um problema maior do que o que já precisa viver mensalmente?

Referência:www.viver.psc.br

Postado por: Mayara Amanda

quinta-feira, 11 de março de 2010

O Cálculo Renal e o Chá de Quebra-Pedra


Popularmente chamados de pedra no rim, são formações sólidas de sais minerais e uma série de outras substâncias, como oxalato de cálcio e ácido úrico. Essas cristalizações podem migrar pelas vias urinárias causando muita dor e complicações. Os cálculos podem atingir os mais variados tamanhos, variando de pequeninos grãos, até o tamanho do próprio rim. Eles se formam tanto nos rins quanto na bexiga. O cálculo renal é também chamado de litíase urinária ou urolitíase.

Ela não quebra...

Ao contrário do que o nome popular diz, o chá de quebra-pedra não funciona exatamente quebrando as pedras nos rins. Na verdade o Phyllantus niruri evita que os cálculos se formem e relaxa o sistema urinário, o que ajuda a expeli-los. Pelo menos é isso que foi comprovado no estudo realizado pela química Ana Maria Freitas, do departamento de Nefrologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A pesquisa constatou que o chá de quebra-pedra reduz a adesão de cristais de oxalato de cálcio às paredes do túbulo renal. Durante dois anos o Phyllantus niruri foi ministrado a 58 ratos na forma de pó, para que os componentes não fossem alterados. Pequenas pedras de oxalato de cálcio foram implantadas na bexiga das cobaias, divididas em dois grupos. Um deles tomou a substância diariamente, enquanto o outro ingeria apenas água. Após 42 dias os animais que não tomavam o medicamento formaram uma média de 12 pedras, com cerca de 0,18 g cada. Os demais apresentaram apenas três cálculos, de aproximadamente 0,02 g.

A análise das pedras indicou que o chá impede a aderência de macromoléculas aos cristais de oxalato de cálcio porque reverte sua polaridade. "Os cristais se prendem à parede celular porque há uma atração elétrica entre ambos", a química esclarece. "Os cristais têm carga positiva, e a parede celular, negativa. O Phyllantus niruri parece mudar a polaridade da carga dos cristais, e inibir assim sua adesão ao túbulo renal". O chá também relaxa o sistema urinário, o que facilita a expulsão dos cálculos.

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?276

www.jardimdeflores.com.br/ERVAS/A33quebrapedra.htm

Postado por:Ana Carolina



quarta-feira, 10 de março de 2010

Envelhecimento Celular



Diversas funções celulares declinam progressivamente com a idade.A fosforilação oxidativa por mitocôndrias é reduzida,bem como a síntese de ácidos nucléicos e de proteínas estruturais e enzimáticas,receptores celulares e fatores de transcrição.As alterações morfológicas nas células em envelhecimento incluem núcleos irregulares e com lobos anormais,mitocôndrias vacuolizadas pleomorfas,retículo endoplasmático reduzido e aparelho de Golgi distorcido.Ao mesmo tempo,há um acúmulo constante do pigmento lipofuscina,que representa um produto da peroxidaçãolipídica e uma evidência de lesão oxidativa.Um aumento da lesão oxidativa poderia resultar da exposição ambiental repetida a influências do tipo radiação ionizante ou de uma redução progressiva dos mecanismos de defesa antioxidante(ex:vitaminaE,glutationa-peroxidase).Além disso diversas respostas contrabalançam a lesão progressiva nas células,e uma resposta importante é o reconhecimento e reparo do DNA lesado!

Postado por:Luanna Jessica

DOENÇA DE CHAGAS







INTRODUÇÃO



Também chamada de mal de chagas ou chaguismo ,tripanossomíase americana, é uma enfermidade, que foi descoberta pelo médico brasileiro Carlos Chagas, na qual tem como agente o protozoário flagelado Trypanossoma Cruzi, no qual recebe esse nome em homenagem ao epidemiologista Oswaldo Cruz.O agente é transmitido pelo barbeiro, ou chupança, fincão, bicudo, procotó, chupão, que é da família dos Reduvideos e pertecentea aos gêneros Triatoma, Rhadnius e Panstrogylus,esses vetores tem hábito noturno como o de se alimenta com o sangue de vertebrado.

TRANSMISSÃO


Começa quando o vetor (barbeiro) suga o sangue de uma pessoa infectada e junto vem o tripomastigoto, este quando chega ao intestino do inseto se transforma na forma epimastigoto, no qual se reproduz. Quando esse mesmo vetor vai novamente se alimentar, durante esse período ele elimina fezes, que contamina o homem.
Também pode ocorrer a transmissão através de transplante de órgão, transfusão sanguínea ou via transplacentária , estudos recentes apontam que pode acontecer, mas raramente, por meio da via oral, quando o individuo se alimenta de caldo de cana, por exemplo, pois o inseto pode está durante o processo de formação do caldo e a pessoa ingerir – ló.

SINAIS E SINTOMAS



Na fase aguda, que é geralmente assintomática, e tem incubação de uma semana a um mês depois da picada, pode ocorrer neste local uma lesão volumosa, o chagoma, e também fica com eritema (vermelho) e edematoso (inchado). Outros sintomas podem acontecer como febre, anorexia, hepatoesplenomegalia, linfadenopatia.
No período crônico, que é assintomático, pode durar de 10 a 20 anos, neste tempo o parasita esta se reproduzindo causando danos irreversíveis no coração e no sistema nervoso pode acontecer danos ao fígado, mas neste caso é capaz de reverter o quadro.depois desse período pode ter gradualmente demência, cardiopatia, ou dilatação do trato digestivo, pode aparecer formação de granulomas no cérebro, neste estágio a doença é geralmente fatal.A morte pode ocorrer tanto na fase agudo como no crônica, devido ao parasita que está presente na circulação e pode destruir o sistema condutor do coração ou por ter um dano cerebral em partes critica.

PREVENÇÃO

A prevenção estar em combater o vetor, já que não tem vacina ainda, assim é preciso eliminar o local onde o inseto vive.
*Temos como moradia do barbeiro (vetor) as frestas e reentrâncias das casas pau-a-pique, neste caso tem a necessidade de melhorar as moradias, principalmente as rurais, onde a incidência é maior.
*Viver longe de tocas de animais (chiqueiro e galinheiros).
*Não fazer depósitos de milho, feijão e farinha dentro de casa, pois é favorável para o inseto viver.
*Não fazer colagem em parede.
*Não manter lenhas dentro de casa.
*Forrar a casa.

REFERÊNCIA:www.mombaonline.com.br/saude/transmissão

POSTADO POR: SOLANGE CRUZ

terça-feira, 9 de março de 2010

inflamação crônica

Definição:
É uma Reação tecidual caracterizada pelo aumento dos graus de celularidade e de outros elementos teciduais mais próximos da repara-
ção, diante da permanência do agente agressor. Na inflamação crônica é composta por células do sistema mononuclear macrofágico (linfócitos, plasmócitos e macrófagos), por destruição tecidual, decorrente da permanência do agente agressor.
A inflamação crônica podem ser classificadas em:
Inespecífica: esse tipo de inflamação é composto por células mononucleares associadas a outros tipos celulares; não há predominância de um tipo celular; em geral, são observados linfócitos, plasmócitos e macrófagos em quantidades variadas. Na Odontologia, com freqüência são vistas inflamações crônicas inespecíficas, causadas tanto por agentes físicos e químicos, quanto pelos biológicos. Ex: As gengivites crônicas, as pulpites crônicas, as mucosites etc.




Produtiva: (ou hiperplásica ou proliferante): como há predomínio de grande quantidade de fibras colágenas e de células, por vezes a inflamação crônica pode manifestar o sinal cardinal de tumor, ou aumento de volume local. Há, assim, a presença de uma massa tecidual evidente. Um exemplo em Odontologia é a hiperplasia fibrosa inflamatória, uma lesão de natureza inflamatória freqüentemente associada a agentes agressores mecânicos; essa lesão é causada pela persistência do estímulo agressor, por exemplo, uma prótese total (dentadura).


Exsudativas: Algumas inflamações crônicas podem manifestar a presença de pus, principalmente se o tecido não for adequado para o desenvolvimento de uma inflamação aguda, como é o caso do tecido ósseo. Esse tecido, ao ser agredido, manifesta imediatamente componentes teciduais de inflamação crônica, apesar de ter ainda um tempo de duração de inflamação aguda. O pus é freqüentemente visto em inflamações no osso, principalmente se a origem for infecciosa como as osteomielites.





Granulomatosa: (formação de granulomas): tipo de inflamação em que se observam os granulomas, formações especiais de células que, de tão características, permitem um diagnóstico da doença mesmo sem a visualização do seu agente causal. Manifesta-se macroscopicamente ou clinicamente sob a forma de pequenos grânulos; daí o nome "granuloma".



Tuberculose miliar evidenciando a presença de grânulos, os quais se juntam e originam formações maiores denominadas de "tubérculos"; daí o nome "tuberculose".

Postado por: Edgler C.




8 de março dia internacional da mulher

(Erasmo carlos)

Dizem que a mulher
É o sexo frágil
Mas que mentira Absurda!
Eu que faço parte
Da rotina de uma delas
Sei que a força
Está com elas...

Vejam como é forte
A que eu conheço
Sua sapiência
Não tem preço
Satisfaz meu ego
Se fingindo submissa
Mas no fundo
Me enfeitiça...

Quando eu chego em casa
À noitinha
Quero uma mulher só minha
Mas prá quem deu luz
Não tem mais jeito
Porque um filho
Quer seu peito...

O outro já reclama
A sua mão
E o outro quer o amor
Que ela tiver
Quatro homens
Dependentes e carentes
Da força da mulher...

Mulher! Mulher!
Do barro
De que você foi gerada
Me veio inspiração
Prá decantar você
Nessa canção...

Mulher! Mulher!
Na escola
Em que você foi
Ensinada
Jamais tirei um 10
Sou forte
Mas não chego
Aos seus pés...

Parabens mulheres ................amo vocês.........


Postado por: Edgler C.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Salto alto: amigo da beleza, inimigo do corpo

Andar em cima do salto o dia todo deixa o corpo mais esguio, o andar mais elegante e a roupa com um caimento perfeito. salto alto, quando usado em demasia, pode causar prejuízos à saúde. Dores na coluna, problemas no joelho e até encurtamento dos músculos da panturrilha são algumas das conseqüências do uso excessivo deste acessório. Por isso, é bom repensar e descer do salto de vez em quando. Não pode é deixar que seus pés se acostumem a um tipo específico de salto. O chamado salto agulha é o que mais problemas pode trazer à sua saúde, e o principal responsável pelo já citado encurtamento dos músculos da panturrilha.



O que acontece é que, por levar o calcanhar às alturas, deixando-o apoiado apenas por uma superfície pequena e fina, o sapato com salto fino faz com que o peso do corpo fique todo concentrado na parte da frente do pé, causando desconforto, dor e problemas nas costas. O abuso dos saltos altos pode provocar múltiplas alegrias, e pode também causar muitas dores e conseqüências muito problemáticas… Em diferentes locais, desde pés, joelhos, costas e até mesmo a cabeça. Aqui estão os principais problemas causados pelo uso excessivo de saltos muito altos.


  • Joanete. Sapatos apertados e saltos altos aumentam a possibilidade desta alteração na articulação;

  • Problemas Sesamóides – Os dois pequenos ossos sesamóides localizados na extremidade do dedo grande do pé que regulam o movimento do pé;

  • Dedos “martelo” – Curvatura dos dedos dos pés, além de dor, leva à formação de calos ( dedo em martelo geralmente afeta o segundo dedo do pé, embora qualquer dedo possa ser afetado;

  • Neuroma de Morton – A pressão excessiva comprime os nervos plantares, causando inflamação e diminuição do fluxo sanguíneo;

  • Inflamação no tendão de Aquiles – O uso contínuo de saltos alteram a tensão do tendão, encurtando o comprimento, a ponto de ao andar sentir dor e levar a uma tendinite – em casos mais graves, até mesmo de rompimento do tendão;

  • Artrose no joelho – É causada pelo aumento de pressão na superfície articular do joelho;

  • Instabilidade do tornozelo – Torções e microtraumas são uma constante para aqueles que andam acima de quatro centímetros do chão;

  • Celulite – Embora as causas da celulite sejam o tipo genético e conseqüência do estilo de vida – os saltos podem afetar o agravamento deste problema muito comum nas mulheres;

  • Dor de cabeça – O sofrimento da espinha dorsal, submetido a uma postura não-natural por muitas horas, pode causar, além de algumas dores nas costas, dores de cabeça inesperadas;

  • Varizes - usar salto alto diariamente por um tempo prolongado, poderá dificultar o bombeamento do sangue nas pernas, facilitando o quadro de varizes. Por isso, é importante alongar as panturrilhas antes e depois de usar o salto e variar com saltos mais baixos durante a semana.

Depois disso tudo... mulheres: FIQUEM LIGADAS!

Postado por: Mykaelle Costa

Inflamação Aguda

Inflamação aguda é uma reação da microcirculação caracterizada por movimento de líquido e leucócitos do sangue para os tecidos extravasculares. É causado por eliminação de células metabolicamente alteradas, partículas estranhas, microorganismos, antígenos e necrose tecidual. A inflamação causa hipertermia local, hiperemia, edema e dor.



É uma reação complexa, e é causada pela lesão celular, normalmente necrose. A inflamação é causada pelas células vivas ao redor da célula danificada. Tem como objetivo, destruir, eliminar e reparar a célula lesada. Consiste em uma reação vascular e uma reação celular.



> Características – Duram poucos minutos, causa dor hipertermia local, hiperemia e edema. As reações vasculares e celulares da inflamação aguda são mediadas por fatores químicos produzidos ou ativados pelo estímulo inflamatório.





Processos da Inflamação Aguda:


  • Alterações estruturais na microcirculação que permitem que as proteínas plasmáticas e leucócitos deixem a circulação;

  • Emigração dos leucócitos da microcirculação para o local da lesão e sua ativação para eliminar o agente nocivo;

  • Alterações no calibre vascular que levam a um aumento no fluxo sanguíneo.


* Nas transformaçõpes vasculares ocorre inicialmnete uma vasoconstricção para controle da hemorragia seguido de vosilatação para aumentar o fluxo sanguíneo que é a causa da hipertermia e hiperemia.



* Extravasamento de Leucócitos e Fagocitose - primeiro ocorre marginação do leucócito, rolamento e adesão ao endotélio. Depois, ocorre transmigração (diapedese) , quando esses mesmos leucóticos começam a produzir enzimas fazendo pequenos orifícios na membrana basal do vaso.



* Logos após, ocorre movimentação dos leucócitos até as células lesados que se dá pelos estímulos quimiotáticos.




No término da reação inflamatória aguda, ocorre retirada do agente, reposição do tecido necrosado e absorção dos mediadores químicos da inflamação.

Fonte: http://www.scribd.com

Postado por: Mykaelle Costa


08 de Março Dia Internacional da Mulher

Mulher
Ilsa da Luz Barbosa

Você que busca no dia a dia sua
independência, sua liberdade, sua
identidade própria;

Você que luta profissional e
emocionalmente, para ser
valorizada e compreendida;

Você que a cada momento tenta ser a
companheira, a amiga, a "rainha do lar";

Você que batalha incansavelmente por seus
próprios direitos e também por um mundo
mais justo e por uma sociedade sem
violências;

Você que resiste aos sarcasmos daqueles
que a chamam de, pejorativamente, de
feminista liberal e que já ocupa um
espaço na fábrica, na escola, na
empresa e na política;

Você, eu, nós que temos a capacidade de
gerar outro ser, temos também o dever de
gerar alternativas para que a nossa Ação
criadora, realmente ajude outras
mulheres a conquistarem
a liberdade de Ser...

Em nome de todas as ENFERMEIRAS desse nosso Brasil, desejamos a todas as mulheres batalhadoras: UM FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

Postado por: Mykaelle Costa