quarta-feira, 3 de março de 2010

HANSENÍASE

HANSENÍASE



Doença crônica granulomatosa, proveniente de infecção causada pelo Mycobacterium leprae. Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos (alta infectividade), no entanto poucos adoecem (baixa patogenicidade); propriedades essas que não são em função apenas de suas características intrínsecas, mas que dependem, sobretudo, de sua relação com o hospedeiro e o grau de endemicidade do meio, entre outros aspectos. O domicílio é apontado como importante espaço de transmissão da doença, embora ainda existam lacunas de conhecimento quanto aos prováveis fatores de risco implicados, especialmente aqueles relacionados ao ambiente social. O alto potencial incapacitante da hanseníase está diretamente relacionado ao poder imunogênico do M. leprae. A hanseníase parece ser uma das mais antigas doenças que acomete o homem. As referências mais remotas datam de 600 a.C. e procedem da Ásia, que, juntamente com a África, podem ser consideradas o berço da doença. A melhoria das condições de vida e o avanço do conhecimento científico modificaram significativamente o quadro da hanseníase, que atualmente tem tratamento e cura. No Brasil, cerca de 47.000 casos novos são detectados a cada ano, sendo 8% deles em menores de 15 anos.

Fonte: Ministério da Saúde


> O controle da Hanseníase é baseado no diagnóstico precoce. A enfermagem tem ação direta nesse controle, pois essa categoria profissional tem um papel fundamental na organização dos serviços de saúde em diferentes níveis de complexidade, segundo a expansão do SUS. É preciso entender, enquanto estudantes, a importância da nossa atuação frente a doenças como a Hanseníase, principalmente na promoção da saúde e prevenção da doença. Lembrando que o trabalho deve se dar de forma integrada com os demais membros da equipe multiprofissional da unidade de saúde, respeitando-se um princípio básico da integralidade da assistência à saúde do indivíduo.





Se você observou manchas avermelhadas ou esbranquiçadas com dormência ou perda de sensibilidade, você precisa ficar alerta !

Estes sinais são característicos da Hanseníase, doença que atinge a pele e os nervos.



Postado por: Mykaelle Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário